terça-feira, 28 de julho de 2009

Afrodisia [Baby Consuelo]


Diz-se que pelo menos entre os negros as danças eróticas eram mais frequentes e ardorosas do que entre os ameríndios. Parece que quanto mais frequente for a dança erótica mais fraca a sexualidade se indica. Como afrodisíaco tais danças correspondem mais à carência e não ao excesso de libido. As danças como as presenciadas por Koch-Grünberg no noroeste do Brasil parecem ter sido menos adoradas entre os ameríndios, porque sua sexualidade, talvez precisasse menos desse artifício. Não resta dúvida que muitas bandas no Brasil fizeram as pessoas se sacolejar, mas na década de 1970, os Novos Baianos recriaram toda uma manifestação singular que envolvia a dança e o desejo entre o seu público. Os Novos Baianos brindaram seus fãs, seduziram a garotada e arrebataram um séquito de prováveis incrédulos a partir da década de 1970, com discos como Ferro Na Boneca, Novos Baianos F.C. e o clássico Acabou Chorare. O grupo mostrou um repertório infalível, cheio de hits e sustentado pela guitarra de Pepeu Gomes, que se tornou marido, por um tempo, de Baby Consuelo, uma das vocalistas do grupo. A banda-comunidade foi formada também por Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor. Pepeu Gomes entrava de levinho nos solos de guitarra, fazia o diabo, enquanto Baby Consuelo cantava Tinindo Trincando, com direito a virada de olhinhos: a despeito de sua separação, a prole que descende desses dois é inventiva.

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