
Em 1914, o ‘isolamento’ do piloto de avião consistia em colocar algodão nos ouvidos para amenizar o ruído do motor e do vento e usar óculos para proteger os olhos, o uso do capacete era facultativo. Vinte e cinco depois, no final da II Guerra Mundial, as cabines pressurizadas norte-americanas tornaram-se um imenso refratário à vida sensível. O efeito do isolamento técnico era muito traumático e prolongado, então o Strategic Air Command decidiu alegrar as travessias de suas unidades pintando sobre a camuflagem de seus bombardeiros, em cores vivas, pinups com nomes sugestivos. Não foi por acaso que Marilyn Monroe foi descoberta por um fotógrafo do exército norte-americano, em plena da Guerra da Coréia. Conhecida como ‘Miss Lança-Chamas’, tais quais os substantivos compostos criados por Marinetti: ‘mulheres-chamas’, ‘veículo-relâmpago’, ‘coração-motor’. Marylin ganhava 150 dólares por semana e tornou-se a pinup mais encontrada nos alojamentos dos soldados. O que constituiu o poder de Marilyn foi a relação entre um tipo de ‘fotografia ideal’ de seu corpo com as suas imagens que não eram divulgadas em escala natural. O corpo de Marilyn chegou a ser exilado de suas dimensões naturais e imediatas: ora ampliável ora pequeno, múltiplo, dobrável como um pôster, uma capa de revista, um prospecto. O corpo de Marilyn, a invasão cirúrgica e a travessia do cameraman se combinaram num instante. Pinup poderia ser um termo justo a Gwen Stefani do No Doubt, mas ela está mais para um cruzamento de Barbie com a Tank Girl, muito pouco para quem cantava Just a Girl. Ela confessava que adorava maquiagem, cabeleireiro, manicure, mas quando pensava em Madonna só pensava em sexo, execrava, porque sexo para Gwen era coisa muito particular. Mais vale o título de pinup a quem ainda encontra repórteres encostados em cada porta de quarto de hotel, com os tietes prostrados em seus calcanhares, acompanhando cada passo seu, de casa à ginástica, do almoço ao estúdio de gravação: Madonna – a Material Girl. Ou melhor, das transmutações de Madonna: Breatless Mahoney, em Dick Tracy [1990].
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