quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mask [Siouxsie Sioux]


É na expressão facial que se exprime a disposição humana para os mais ricos jogos de metamorfoses fisionômicas. A máscara é aquilo que não se transforma, inconfundível e duradoura, produz o efeito de ocultar tudo quanto há por trás de si. Quanto mais nítida ela for, mais obscuro será tudo aquilo que houver por trás dela. A tensão entre a rigidez da máscara e o segredo que oculta é a razão de seu caráter ameaçador. Mas a máscara produz também um efeito tranquilizador, porque se interpõe entre o perigoso [que está atrás da máscara] e o observador. Assim, para o observador, a máscara pode banir o perigo. Carregando os mesmos perigos e as mesmas tranquilidades, a maquilagem não deixa de ser máscara, porém muito mais efêmera e mais sutil, menos oculta. Deste modo, a maquilagem dela sempre foi muito expressiva, pelo menos, o bastante para carimbar a sua imagem. Da máscara à maquilagem há uma enormidade de gradações, passando quiçá pelas tatuagens, que se estabelecem sem grandes oposições, mas secretam diferenças: uma se sobrepõe sobre a pele, a outra gruda e se esfuma com facilidade. Acontece que elas marcam os rostos, não só os escondem. Siouxsie Sioux não usa máscaras, mas, por exemplo, os cosméticos borram propositalmente o seu rosto nórdico, colorem e rasuram o que naturalmente seria pálido. Seu nome Sioux provém das tribos norte-americanas, mas sua banda Siouxsie & The Banshees foi germinada no Reino Unido, no final da década de 1970. Período em que as bandas foram formadas por ex-pub rockers e jovens que passavam a maior parte de seu tempo nas ruas, tendo no punk a oportunidade para se expressar, apesar de exigir o mínimo de profissionalismo. Robert Smith juntou-se aos Banshees, gravando inclusive um show no Royal Albert Hall em setembro de 1983, embora também fosse integrante do Three Imaginary Boys e do The Cure: célebre show com Helter Skelter e Dear Prudence de Lennon e McCartney. Um dos discos mais esperados da banda foi Once Upon A Time, com os singles de 1978 a 1981 reunidos. Spellbound teve clip, numa fuga fatigante, em que Budgie [baterista] dava saltos sobre barras invisíveis, dirigido por uma câmera enfurecidamente locomotora.

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