quinta-feira, 30 de julho de 2009

Canto [Cindy Wilson]


O corpo da mulher foi analisado, a partir do século XIX, como corpo saturado de sexualidade e integrado sob o efeito de uma patologia intrínseca ao campo das práticas médicas. Com efeito, o corpo da mulher foi posto em comunicação num tríplice processo: com o corpo social [assegurar a fecundidade]; com o corpo familiar [como elemento funcional]; com o corpo das crianças [pela responsabilidade ‘biológico-moral’ substancial]. Enfim, trata-se mais de um processo de histericização do corpo da mulher do que uma histeria patológica propriamente dita, mas ato estratégico, no gesto que criou a imagem negativa de uma ‘mulher nervosa’, cuja forma mais perceptível dessa ‘histeria’ sempre se manifestou pelo grito. Mas é certo, o canto deve imitar os gritos e os lamentos. Observa-se que a unidade natural da voz e do canto no grito é uma experiência que supõe a distância que separa a ‘voz da fala’ da ‘voz do canto’ mais ou menos harmoniosa. O grito surge aqui como uma metáfora da voz da natureza, voz doce, materna, fala cantada que não se pode desobedecer. Essa fala viva e feminina alcançou tons memoráveis, hipnóticos, apagando os acentos mais circunflexos e redistribuindo as vozes sob uma esteira melódica e harmônica elegantemente afinada, pode-se até ouvir Cindy Wilson cantar, com seu cabelo de bolo confeitado. Cultuada durante a década de 1980, os B-52’s tornou-se o cerne da geração new wave. Entre eles, a música é produzida na medida em que se fazem jams, ao improvisá-la, chegam a demorar uns dez ensaios para trabalhar uma música. Os B-52’s param e retomam com as harmonias vocais, com as melodias e as letras. Rock Lobster, de 1979, é uma música performática, mas atual até hoje. David Byrne, integrante dos Talking Haeads, produziu o terceiro disco da banda, o Mesopatamia, em 1982. Legal Tender e Song For A Future Generation datam de 1983 e fazem parte de Whammy!, o álbum que praticamente inaugurou a new wave no Brasil. O guitarrista Rick Wilson, morto em decorrência da AIDS em 1985, foi homenageado com a edição dos vídeos da banda, compilados pela Warner. Love Shack e Roam são músicas do álbum Cosmic Thing de 1989. Cindy Wilson deixou a banda sem participar da gravação do disco Good Stuff, em 1992, com o intuito de ir para Georgia e constituir família, embora ela tenha voltado para os B-52’s em 1998.

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